A maioria das vezes o motivo de um chuveiro elétrico parar de funcionar é pela ruptura da resistência (ou queima da resistência) e grande parte das pessoas não sabe como trocar a resistência do chuveiro.
A resistência do chuveiro é uma pequena peça metálica localizada dentro do chuveiro. E isso permite que o chuveiro elétrico esquente a água, quando se liga o registro automaticamente uma corrente elétrica passa pela resistência que aquece a agua instantaneamente.
Na maior parte dos casos, os chuveiros elétricos estragam por problemas na rede elétrica ou a resistência que queimou. Se o problema for na fiação da residência, é importante contratar um eletricista. Porém se o problema do chuveiro seja a resistência queimada, você mesmo pode trocá-la e voltar a usar o chuveiro normalmente.
Materiais necessários para trocar a resistência do Chuveiro
- A resistência nova, de acordo com a marca e modelo de seu chuveiro;
- Escova para limpar;
- Chave de fenda
- Lixa pequena;
- Alicate pequeno (de preferência de Bico).
Passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro
Atualmente existem vários tipos de resistências, como modelos mais simples de se trocar, no entanto outras um pouco mais complicadas. Iremos ensinar para os tipos mais comum e que requer um pouco mais de atenção para trocar a resistência do chuveiro elétrico. segue abaixo um passo a passo para a troca da resistência do chuveiro.
-
Verificar se a resistência está queimada
Liguar o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
-
Use equipamentos de proteção e Desligue o disjuntor
É muito importante para sua própria segurança usar calçados de borracha, para isolar seu corpo do solo. É importante secar o banheiro para não haver acidentes. E o primordial Não esquecer de “DESLIGAR O DISJUNTOR PARA GARANTIR QUE NÃO TENHA ELETRICIDADE NA REDE”.
-
Abra o chuveiro
Será necessário a utilização de chave de fenda para desmontar o chuveiro. Desconecte todo o chuveiro da fiação elétrica e trabalhe em uma base fixa para facilitar todo à troca da resistência. Desenrosque o espalhador e retire a tampa. Para que não haja vazamentos futuros, tome cuidado para não estragar a borracha de isolamento que fica entre a câmara e a tampa.
4. Limpe a câmara do chuveiro
É sempre bom antes de fazer a colocação novamente da tampa, limpar com a escova e a lixa, limpe a câmara do chuveiro dando uma atenção especial aos contatos e espalhador. Se houver alguns orifícios entupidos, utilize uma agulha ou alfinete.
5. Observe a posição da resistência que queimou
É muito importante observar a posição dos conectores se necessário até tirar foto, para colocar a resistência nova na mesma posição. O trecho maior entre os contatos, será aplicada na parte maior da resistência e a menor na parte correspondente ao tamanho.
6. Retire a resistência queimada e encaixe a nova
Com o auxílio do alicate, retire a resistência antiga e coloque a nova, na mesma posição que a antiga estava. Após isso, monte o chuveiro novamente.
7. Abra o chuveiro por alguns segundos
Um cuidado muito importante antes de ligar o chuveiro (com o disjuntor desligado), e primeiramente abrir e deixar a água cair por alguns segundos. Para que seja retirado o ar e encher a câmara do chuveiro com água. O objetivo é evitar que a nova resistência queime. Feito isso, desligue o chuveiro e ligue o disjuntor. Teste o seu chuveiro antes de utilizá-lo, se a água esquentar normalmente, seu chuveiro estará pronto para uso. Caso a água não esquentar ou o disjuntor travar a energia, desligue a energia geral e realize os passos de troca da resistência do chuveiro, novamente.
Pronto! Agora seu chuveiro está com uma nova resistência! E como trocar a resistência do chuveiro é algo muito possível desde que siga passos simples!!! Agora você pode trocar a resistência de seu chuveiro tranquilamente.